Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


A depressão dói mesmo

por Olha que Arranjadinho, em 14.01.15

A depressão não é coisa nova. Infelizmente não escolhe idades e pode aparecer a qualquer momento. Mesmo naqueles em que parece tudo estar a correr bem. Não me vou focar em questões científicas sobre esta doença, até porque é matéria que não conhecemos com essa profundidade, mas vamos observar alguns aspetos que merecem alguma reflexão para tentarmos minimizar os danos colaterais.

Por que deprimimos? O que fazemos para evitar cair em depressão? Qual a nossa atitude para com pessoas com depressão?

A depressão pode surgir dos mais variados motivos. Mas aparece sobretudo quando a nossa mente anda desocupada por um lado e demasiado ocupada por outro. Desocupada de esforços mentais obrigados, por exemplo, por ocupações de emprego, estudos... e ocupada com tudo o que nos faz mal.

Dizer tudo o que pensamos nem sempre é bom, mas será certamente melhor do que guardar tudo como se fossem as coisas mais importantes do mundo. A maior parte das vezes, a nossa mente está cheia de lixo. Da mesma forma que é preciso remover o lixo do computador, aqueles documentos ou imegens que já não precisamos, da mesma forma tem de ser feito na nossa mente, sobre pena da memória ficar cheia e o disco começar a ficar lento.

Devemos guardar o que nos faz bem: um sorriso, uma palavra positiva, uma festa fantástica, o melhor resultado dos testes, um abraço... olha, tanta coisa, mesmo aquela queca que foi divinal.

Há uma coisa que gostava de pedir: se repararem ou souberem que alguém anda com depressão, por favor, não se afastem, abracem antes essa pessoa e levem-na convosco, distraiam-na e ajudem-na a despejar o lixo da sua memória... nunca a condenem, a depressão é forte e dói mesmo, essa pessoa precisa mais que a ajudem a distrair do que a julguem.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Pub


Like box


Mais sobre mim

foto do autor


Visitas no Ar


Visitas


contador de visitas online

Blogs Portugal



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D